O shelf life, ou seja, o tempo de vida útil de um alimento ou produto, é um fator que influencia diretamente nos ganhos ou prejuízos de uma empresa.
Para tornar a situação um pouco mais complicada, há uma série de fatores que influenciam ao determinar o shelf life ou validade de seus produtos.
A escolha dos ingredientes, o manuseio e processos de produção são apenas alguns desses fatores.
E, para que o shelf life de seus produtos não se torne um problema para sua empresa, é preciso saber calculá-lo e melhorá-lo.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo onde entenderemos o que é o shelf life, daremos dicas de como fazer o cálculo da vida útil do produto e como melhorar essa vida útil.
Quer saber mais? Continue a leitura e confira!
O que é shelf life
Shelf life é um termo em inglês para a famosa “validade”, o prazo entre a fabricação e o início da deterioração do alimento ao produto, ou, também, o tempo de prateleira.
De um modo mais técnico, o shelf life pode ser definido como o período em que o produto ou alimento se mantém seguro para o consumo, visto que suas características físicas, químicas, sensoriais e funcionais permanecem inalteradas.
E não, isso não é o tempo que leva até o produto estragar de fato, mas, sim, o tempo até ele passar a perder suas características.
Se o produto ou alimento perder alguma de suas propriedades originais, seu shelf life já está ultrapassado.
Como calcular o shelf life
Diversos fatores podem influenciar no cálculo do shelf life de um produto ou alimento, como exposição à luz, temperatura, tratamento térmico posterior e a composição da atmosfera dentro da embalagem.
E isso mencionando apenas fatores externos. Há ainda fatores ligados ao próprio produto, como sua composição química, presença e atividade de água, pH e acidez.
Mas, com tantos fatores influentes, como podemos calcular o shelf life de um produto? Como determinar qual seu prazo de validade?
É o que falaremos agora, nessas 3 dicas para calcular o shelf life de seus produtos. Veja só:
1- Fazer uma análise microbiológica
Nossa primeira dica para calcular o shelf life de seus produtos é fazer neles uma análise microbiológica, na qual são verificados quais e quantos microrganismos estão presentes, os riscos que o alimento oferece ao consumidor e qual seu tempo de prateleira.
A análise microbiológica é capaz de determinar o shelf life do produto de uma forma eficaz e segura, visto que os microrganismos presentes têm relação direta com o tempo de deterioração e os riscos oferecidos.
2- Fazer uma análise físico-química
As análises físico-químicas também são indispensáveis para determinar o shelf life de seus produtos, uma vez que é por meio delas que são monitorados o estado das embalagens e as alterações que danos causados a elas podem provocar no alimento.
Um dano na embalagem pode provocar infecção, contaminação, contato com ar ou luz e, tudo isso, influencia na validade do produto.
3- Método direto para calcular shelf life
O método direto para calcular o shelf life de um produto se baseia em 5 passos:
- Identificação de fatores ligados à deterioração do produto;
- Classificação das causas mais frequentes de deterioração que afetam
o shelf life; - Planejamento dos testes a serem realizados;
- Estudo de prateleira, onde é simulado o ambiente de prateleira e
testadas todas as variáveis possíveis; - Monitoramento, com testes frequentes e diversos, com novas variáveis e novos testes.
Neste método, os testes são feitos com o produto sendo estocado por um tempo superior ao tempo estimado de prateleira, para determinar o shelf life através de testes e análises frequentes.
Essas são nossas 3 dicas para calcular o shelf life de seus produtos.
Ao utilizá-las, você não apenas determina o prazo de validade de um alimento, mas, também, encontra meios de aumentar seu tempo de prateleira e, assim, sua vida útil.
OGS AMBIENTAL
Nossa empresa é pioneira na adoção de metodologias dos estudos da qualidade do ar comprimido, ar respirável e nitrogênio, única acreditada no INMETRO para amostragens e analises, o que garante maior confiabilidade em seus resultados e melhor custo.
Estamos prontos para atender sua empresa e garantir a qualidade do seu processo.
Ainda com dúvidas? Fale Conosco!
Empresas que necessitem da realização de análise técnica do ar ou qualificação de seus equipamentos laboratoriais,
conheça nossos canais de atendimento. Nos envia um e-mail ou mensagem e logo retornaremos o contato.