Acompanhe as notícias

Análise da qualidade de ar RE 09

Os aparelhos de ar-condicionado têm ganhado muito espaço e vem substituindo a ventilação natural na maioria dos ambientes e, assim, se tornando responsável pelo ar que respiramos.

 

Com isso, é cada vez mais importante dar atenção à qualidade do ar, visto que o ar-condicionado pode trazer sérios riscos à saúde dos usuários e frequentadores do ambiente se não estiver em boas condições.

 

E, para garantir a segurança e saúde dessas pessoas, a ANVISA determina os padrões e a fiscalização de ambientes climatizados de uso público.

 

Esses padrões são estabelecidos pela Resolução RE Nº 09, de 2003.

 

Quer entender melhor o que é essa resolução e qual seu objetivo? Confira neste artigo!

O que é a RE 09

A RE 09 é uma resolução publicada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 2003. Trata-se de uma orientação técnica sobre os padrões de referência da qualidade do ar em ambientes fechados e climatizados.

 

A Análise de Qualidade do Ar Interior se pauta nesta resolução, para que o ar de um ambiente seja seguro e saudável para quem trabalha ou frequenta o ambiente em questão.

 

Para que o ar seja considerado seguro, com base na RE 09, é preciso seguir os padrões abaixo:

 

  • Temperatura de 23ºC a 26ºC no verão e de 20ºC a 22ºC no inverno;
  • Velocidade do ar inferior a 0,25m/s a um nível de 1,5m do chão;
  • Umidade do ar entre 40% e 65% no verão e 40% e 55% no inverno;
  • Aerodispersóides (poeira) em níveis inferiores a 80 µg/m³, para evitar agravamento em casos de asma, bronquite, sinusite e similares;
  • Quantidade de fungos inferior a  750 ufc/m³;
  • Nível de dióxido de carbono inferior a 1000 ppm, caso seja superior, é necessário uso de renovador de ar externo.

Com base nesses parâmetros, estabelecemos um padrão de qualidade do ar, padrão esse que deve ser adotado por qualquer empresa que conte com climatização.

Análise de qualidade do ar RE 09

Conforme a resolução da RE 09, é obrigatória a análise do ar de acordo com o Plano de operação, Manutenção e Controle (PMOC), que se torna obrigatório quando os sistemas de climatização, somados, têm capacidade acima de 5 TR.

 

Por meio da análise da qualidade do ar é possível determinar se as variáveis (os padrões citados acima) estão dentro do exigido pela ANVISA, garantindo o bem estar e saúde de frequentadores e ocupantes do local climatizado.

 

Para fazer a análise da qualidade do ar e, por meio de seu resultado, assegurar o cumprimento dos objetivos da RE 09, são feitas as seguintes coletas e testes:

 

  • Coleta do ar interno e ar externo;
  • Coleta de aerodispersóides;
  • Leitura direta da concentração de dióxido de carbono;
  • Leitura direta da temperatura do ar;
  • Leitura da umidade do ar;
  • Leitura da velocidade do ar.

 

Esses testes, vale dizer, devem ser feitos por um laboratório especializado e experiente em análises de ar, para que o resultado seja confiável e, caso necessário, sejam adotadas medidas seguras para renovar a qualidade do ar.

Conte com a OGS

A OGS Ambiental é especialista em análises de ar, alimentos, água, solo, sedimentos e qualificação de ambientes, tendo mais de 20 anos de experiência e já tendo atendido clientes extremamente exigentes.

 

Somos pioneiros na adoção de metodologias de análise da qualidade do ar, seguindo os padrões exigidos pela ANVISA e contando com nossa própria estrutura de pesquisa, o que nos rendeu uma certificação internacional, que equipara nossas soluções às de padrões mundialmente reconhecidos.

 

Aqui, você encontra experiência, confiabilidade e segurança para realizar as análises de ar em sua empresa, garantindo a qualidade necessária para você, seus colaboradores e clientes.

 

Entre em contato e conheça nossas soluções!