Cosméticos são meios cheios de água e com muita capacidade para promover o crescimento de microrganismos, que, por sua vez, podem trazer a ineficácia do produto e diversos riscos à saúde de quem faz seu uso. Como funciona Análise Microbiológica de Cosméticos?
Para evitar esse crescimento e, assim, os danos trazidos pelos microrganismos, é necessário fazer a Análise Microbiológica nos cosméticos, determinando o número de micróbios vivos presentes nele e comprovando a inexistência dos microrganismos patogênicos.
Quer entender o que é e qual a importância da análise microbiológica de cosméticos?
Continue conosco e confira tudo sobre o assunto. Boa leitura!
O que é Análise Microbiológica
A análise microbiológica de cosméticos é, como sugere o nome, uma análise feita com o intuito de identificar e determinar a carga microbiana de um cosmético.
Feito isso, o microbiologista terá, também, que verificar qual a origem da contaminação e quais seus parâmetros de proliferação.
O cosmético pode ser contaminado de diferentes formas, sendo que as avaliadas pela análise microbiológica são os seguintes:
- Contaminação pelo ambiente de produção, onde pode haver infecção por ar, água, insetos, animais, embalagens e equipamentos;
- Matéria prima contaminada;
- Modo de produção inadequado;
- Contaminação pelo manipulador, por meio de descamação da pele, contato direto com o produto, má higiene e mau uso de EPIs.
Essas formas de contaminação se referem à produção, embalagem e transporte dos cosméticos. Há ainda as contaminações oriundas do mau uso ou armazenamento incorreto por parte do usuário.
Para evitar os riscos que a contaminação do usuário possa trazer, é preciso, além da análise microbiológica, fazer um challenge test e determinar que conservantes e em quais quantidades devem ser utilizados para este fim.
Por fim, para garantir a estabilidade e segurança dos produtos, a análise microbiológica de cosméticos ainda busca estabilizar sua fórmula, sem que haja perdas em sua eficácia ou finalidade mas, ainda assim, seja menos passível de proliferação de microrganismos.
Em suma, a análise microbiológica busca, através dos testes que identificam a presença de microrganismos, determinar se o cosmético é seguro e, caso não o seja, buscar uma forma de torná-lo seguro e ainda eficaz.
Por que realizar a Análise Microbiológica em Cosméticos
É necessário realizar a análise microbiológica em cosméticos para que não haja contaminação e proliferação de microrganismos, em especial os patogênicos, nos produtos em questão.
A contaminação dos cosméticos pode desencadear em diversos danos à saúde do usuário, como alergias e irritações de maior ou menor grau, além da perda de propriedades e eficácia do produto.
E, além disso, a imagem da empresa que produz e/ou fornece um cosmético contaminado, poderá ser comprometida, acarretando em prejuízos, recolhimento dos produtos e matérias primas, bem como possíveis indenizações.
Desta forma, realizar a análise microbiológica do cosmético, fazer o challenge teste e determinar o shelf life são ações de grande importância para sua marca e para a saúde de seu público.
Ademais, há ainda mais alguns benefícios trazidos pela análise microbiológica, tais como:
- Melhora a imagem e credibilidade da empresa ao fabricar e oferecer produtos seguros e de qualidade;
- Demonstra seriedade e comprometimento com o processo de produção;
- Melhora a satisfação dos clientes e consumidores;
- Falhas podem ser reconhecidas e corrigidas;
- Possibilita treinamentos mais eficazes para os manipuladores;
- Torna a fabricação mais segura;
- Evita multas, indenizações e prejuízos.
Em resumo, a análise microbiológica de cosméticos é um meio para garantir não só a segurança e eficácia desses produtos, mas, ainda, uma série de benefícios para a empresa fabricante e seu público.
Oferecer o melhor produto possível nunca é um mau investimento!
Quer saber se seus equipamentos laboratoriais são adequados para a análise microbiológica de cosméticos?
Entre em contato com a OGS Ambiental e conheça nossas soluções para seu negócio!