Ambientes climatizados artificialmente criam um meio rico para a proliferação de microrganismos e corpos causadores de infecções e doenças quando não passam pela análise de qualidade do ar ou quando os equipamentos não passam pela devida manutenção.
Para evitar a presença desses microrganismos e preservar a saúde e bem-estar de todos aqueles que trabalham ou frequentam este ambiente, é necessário tomar certos cuidados.
Um desses cuidados, como sugerido acima, é a análise de ar, realizada para identificar a presença de fungos, aerodispersóides, níveis de carbono, a velocidade do ar e demais características do ar interno.
Neste artigo, você entenderá o que é e, também, como é feita a análise do ar. Vamos conferir?
O que é a análise de qualidade do ar
A análise de qualidade do ar é uma avaliação realizada em ambientes climatizados artificialmente, como com ar condicionado, por exemplo.
Essa análise busca identificar a presença e concentração de biodispersóides, aerodispersóides, fungos, bactérias, dióxido de carbono, bem como medir a velocidade e umidade do ar interior (o ar do ambiente avaliado).
As diretrizes utilizadas nesta análise estão estabelecidas na Resolução RE 09, que apresenta a periodicidade ideal para a realização desta a análise e a forma como ela deve ser feita.
Seguir essas exigências, vale mencionar, é de extrema importância, uma vez que a exposição ao ar contaminado pode acarretar em doenças, como gripes, coronavírus e similares e, ainda, no agravamento de rinites, sinusites e outras doenças ligadas à respiração.
É através dos resultados da análise da qualidade do ar que pode-se reduzir o risco de transmissão e infecção por essas e outras doenças.
Como fazer análise de qualidade do ar
Uma vez que a análise de qualidade do ar é feita para identificar os níveis de poluição do ar ambiente, são necessários testes capazes de mostrar essa poluição.
Para isso, é feita a coleta do ar ambiente, medição da umidade e velocidade do ar, coleta de aerodispersóides, leitura da concentração de carbono e leitura da temperatura do ar.
Por meio destas coletas e de seus resultados, é possível constatar se o ar do ambiente avaliado segue os padrões estabelecidos pela RE 09.
Dentre estes padrões estão temperatura de 23ºC a 26ºC no verão, velocidade do ar inferior a 0,25m/s, quantidade de fungos inferior a 7 ufc/m³ e dióxido de carbono abaixo de 1000 ppm.
Esses níveis, além dos outros estabelecidos pela Anvisa, são os níveis aceitáveis para se considerar um ambiente seguro e saudável.
Não podemos deixar de mencionar que os testes da análise de qualidade do ar devem ser feitos por um laboratório especializado, com instalações próprias e capaz de emitir um relatório confiável.
Conte com a OGS Ambiental
Para realizar a análise de qualidade do ar na sua empresa, conte com os serviços e a expertise de quem é pioneiro no setor no Brasil e tem reconhecimento internacional pela qualidade das análises.
Temos certificado do INMETRO, estrutura laboratorial própria e uma equipe de profissionais capacitados para realizar a análise de ar para seu negócio com total segurança, confiabilidade e, ainda, custos reduzidos!
Entre em contato com a OGS Ambiental e conheça nossas soluções em análise de qualidade do ar interno, comprimido e baseada na RE 09. Solicite um orçamento e saiba como podemos auxiliar sua empresa.
Entre em contato com a OGS AMBIENTAL