A avaliação da qualidade do ar de ambientes climatizados ou análise microbiológica do ar, refere-se à coleta e análise do ar de um ambiente onde se utiliza ar-condicionado.
Através desta avaliação, é possível estipular a quantidade de fungos, bactérias, bolores e leveduras presentes no ar deste ambiente, atestando, assim, a qualidade e segurança do ar.
Os ambientes onde comumente essa análise é feita são aqueles da indústria alimentícia e farmacêutica, onde há não só climatização, mas ar comprimido que deve ser analisado.
E, para avaliar a qualidade do ar, a norma utilizada é a ISO-873, que trata da análise microbiológica do ar comprimido, limites de especificação de contaminantes e métodos de análise a serem utilizados.
Neste artigo, falaremos sobre o que é a avaliaão da qualidade do ar em ambientes climatizados e qual a importância de realizar esta análise.
Confira!
O que é análise microbiológica do ar
A análise microbiológica do ar, ou avaliação da qualidade do ar de ambientes climatizados, é uma avaliação feita com o intuito de medir o nível do ar e, também, os níveis de fungos, substâncias, poeira e carbono presentes no ambiente.
Essa análise é um dos pontos mais importantes para a preservação da qualidade do ar e, com isso, preservação da saúde e segurança daqueles que frequentam o ambiente climatizado em questão.
E, para fazer a análise da qualidade do ar comprimido, as normas e padrões utilizados são os da ISO-8573, que define os níveis aceitáveis de diversos contaminantes, como os citados anteriormente, no fluxo de ar comprimido.
A norma da ISO-8673 é dividida em três grupos principais de contaminantes, sendo elas: partículas sólidas, água líquida ou como vapor e óleo. Cada uma delas conta com até dez categorias de impurezas diferentes.
Importância da análise microbiológica do ar
A análise da qualidade do ar comprimido é fundamental para a produção de determinados produtos, como alimentos e fármacos diversos, estando diretamente ligada à saúde de quem atua no ambiente climatizado e à qualidade do produto final.
Isso porque, para esse tipo de atividade, o ambiente deve ter o ar perfeitamente limpo e, no caso dos fármacos, estéril e totalmente livre de quaisquer poluentes, microrganismos e outros corpos que possam causar contaminação.
A partir da análise do ar comprimido, é possível manter o ar condicionado e, consequentemente o ambiente, livre de impurezas, garantindo assim a integridade de suas amostras, produtos, e, também, da equipe que atua em sua produção, uma vez que um ar impuro pode trazer danos à manufatura e à saúde do trabalhador – além, é claro, do consumidor final.
Confira também: RE 09 – Análise de qualidade do ar
Conte com a OGS Ambiental
A OGS Ambiental é pioneira no mercado de avaliação da qualidade do ar comprimido, utilizando metodologias de avaliação com padrões certificados pela ANVISA, INMETRO e certificado de qualidade internacional.
Somos a primeira empresa a adotar esses padrões e oferecer a solução de análise da qualidade do ar, atuando há mais de 20 anos nesse mercado.
Para garantir a segurança das amostras coletadas e a idoneidade dos resultados, a OGS conta com laboratório próprio, totalmente equipado para realizar as análises de forma segura e emitir os certificados com confiança e qualidade.
Sua empresa precisa de uma avaliação da qualidade do ar, segundo a metodologia da ISO-8573?
Entre em contato com a OGS Ambiental para conhecer nossas soluções e solicitar seu orçamento. Confie em quem tem experiência e toda a estrutura que seu negócio precisa para uma análise de ar confiável.