Acompanhe as notícias

Análise de alimentos e controle de qualidade

A análise de alimentos e o controle de qualidade são meios para obter informações sobre as características dos alimentos, entendendo sua composição, propriedades físicas, químicas e, é claro, sua segurança.

 

Essa análise é necessária vista a preocupação com a qualidade e segurança dos alimentos, que envolve não apenas o consumidor, mas os fabricantes, fornecedores, laboratórios de análises e, até mesmo, o governo, por conta dos riscos à saúde pública.

 

Ou seja, a preocupação com a qualidade e segurança dos alimentos é crescente e, desta forma, é preciso garantir que esses pontos tenham a devida atenção.

 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo, onde falaremos tudo que você precisa saber sobre a análise de alimentos e controle de qualidade.

 

Vamos conferir?

Análise de alimentos 

A análise de alimentos é um processo que visa garantir a segurança e qualidade de produtos alimentícios, partindo dos dados sobre sua produção, armazenagem e afins.

 

O objetivo desta análise é identificar a presença de contaminações, microrganismos patogênicos e demais infecções, desde a matéria-prima até o produto final.

 

E, para isso, são feitos diversos testes laboratoriais, que auxiliam na escolha dos melhores ingredientes, o melhor processamento, armazenagem e conservação.

 

Os testes laboratoriais utilizados na análise de alimentos são:

Ensaios químicos analíticos

Os ensaios químicos analíticos da análise de alimentos estudam a separação, identificação e quantificação dos componentes químicos de materiais naturais e artificiais, tais como o pH, aditivos, corantes, conservantes, minerais e afins.

Análise microbiológica

A análise microbiológica analisa os microrganismos que vivem ou contaminam os alimentos, ajudando a avaliar a segurança da matéria-prima, dos componentes, ingredientes e do produto final.

 

Os testes feitos com esses organismos auxiliam a examinar e prevenir surtos de intoxicação alimentar e infecção por bactérias, vírus e parasitas.

Métodos imunológicos

Estes são baseados na afinidade da ligação entre antígeno e anticorpo. Utilizam a tecnologia do ensaio imunoenzimático indireto.

Métodos moleculares

Os métodos moleculares se baseiam na reação em cadeia da polimerase, que, por sua vez, se baseia no DNA, tendo alta precisão de resultados e não podendo sofrer alterações.

Métodos rápidos

Também são utilizados na análise de alimentos os métodos rápidos, que utilizam tecnologias baseadas em laser para revelar apenas um sinal espectral.

Análise nutricional

O valor e conteúdo nutricionais dos alimentos também devem ser avaliados, para que se obtenha as informações para o rótulo das embalagens, que deve ser incluída pelo fabricante.

Teste sensorial

Por fim, os testes sensoriais, que consistem na identificação de propriedades dos alimentos usando os sentidos humanos, para avaliação de produtos de consumo.

 

Basicamente, neste teste, é avaliado o sabor, textura, aroma e aparência do alimento.

Controle de qualidade

O controle de qualidade, por sua vez,  se refere à prática de garantir a qualidade e segurança dos alimentos.

 

Todo alimento que consumimos deve estar de acordo com critérios estipulados pelo fabricante e pelos órgãos reguladores (como a Anvisa), garantindo os nutrientes e trazendo consigo os ingredientes descritos na embalagem.

 

Com isso, o controle de qualidade de alimentos visa, principalmente, assegurar a saúde e bem estar do consumidor, bem como a dos trabalhadores que produzem esses alimentos.

 

O controle de qualidade implementa métodos de produção, monitora os processos e implementa ações de prevenção à contaminação em toda a cadeia produtiva, incluindo a colheita, abate de animais, transporte, armazenamento e distribuição.

 

Com isso, assegura-se que os alimentos sejam seguros para o consumo.

Importância da análise de alimentos e controle de qualidade

Tanto a análise de alimentos, quanto o controle de qualidade, são de extrema importância da indústria alimentícia para assegurar que os alimentos cheguem à mesa do consumidor com segurança e qualidade.

 

São esses procedimentos que garantem a saúde e bem-estar das pessoas no que se refere à alimentação.

 

Além disso, empresas que prezam pela análise de alimentos e controle de qualidade conseguem mostrar um grande diferencial competitivo, transmitindo mais confiança e profissionalismo ao público.

 

Com isso, empresa e consumidor ganham!

Entre em contato!